Não é novidade que o uso correto dos dados gerados pelos consumidores/clientes, bem como pelas diversas áreas de uma empresa, é fundamental para se atingir o sucesso. Com a digitalização dos negócios e a disponibilidade de novas plataformas tecnológicas (5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, etc), o volume de dados, que podem ser utilizados para tomar decisões estratégicas, vem crescendo exponencialmente.
Segundo o IDC, de 2021 a 2025, a criação de novos dados aumentará a uma taxa composta de crescimento anual de 23%, resultando em aproximadamente 175 zettabytes até o fim desse período.
🤔 Mas como a gestão de dados pode contribuir para uma organização se comunicar de maneira eficaz? Conheça 3 maneiras de utilizar os números e insights na sua geração de conteúdo.
- Conte com Ferramentas específicas para auxiliar o processo
Existem muitas tecnologias para fazer a gestão de dados - coleta, organização e armazenamento, que permite a análise e interpretação de informações relevantes para o negócio.
Os dados podem ser obtidos de várias fontes, como interações com clientes, transações de vendas, análise de marketing, reclamações ou solicitações de clientes, entre outros.
Ao consolidar e gerenciar essas informações de maneira centralizada, uma companhia pode obter insights valiosos para tomada de decisão. ✅
2. Utilize os números no conteúdo
A comunicação sempre foi um pilar importante para uma empresa transmitir suas mensagens-chave, descrever produtos e serviços e levar ao seu público-alvo informações em geral. No entanto, a organização que conseguir fazer isso de maneira eficiente pode criar relacionamentos mais significativos.
Utilizar números para direcionar a criação de conteúdo permite passar informações mais assertivas, fornecendo embasamento e credibilidade às mensagens da empresa para o mercado.
3. Direcione suas mensagens
Outro grande benefício da gestão de dados na geração de conteúdo é conseguir desenvolver conteúdos personalizados para audiências diferentes.
Por meio de dados demográficos, preferências de compra e comportamento do usuário, as empresas podem enviar mensagens específicas para diferentes segmentos de público, tornando a comunicação mais relevante e eficiente. 📊✔️
A gestão de dados pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento de um negócio ao melhorar a comunicação com seus clientes e stakeholders. Uma empresa deve passar informações mais precisas e de maneira mais rápida, transmitindo credibilidade para o mercado.
Além disso, os consumidores esperam experiências e conteúdos personalizados e em tempo real.
Utilizar números para se comunicar com eficiência pode ser o grande diferencial competitivo para uma organização. Você vai ficar fora dessa? 🤔