Relações com a Imprensa e Influenciadores: O poder das estratégias de PR no mundo da “Hiper informação”

07 · 7 · 23

Em uma era onde o marketing foi dominado pelo digital, e as opções disponíveis para investimentos em comunicação aumentaram consideravelmente nos últimos anos, o serviço de Relações com a imprensa e influenciadores continua extremamente relevante para empresas de todos os portes. E, justamente por esse momento de grande difusão de informações, atualmente ele representa uma oportunidade para que as empresas se posicionem junto ao mercado e seu público de influência. 

A explosão da produção de conteúdo com viés comercial por parte das empresas, e de ações agressivas de vendas usando as redes sociais, fez com que nossas caixas de e-mail nunca estivessem tão lotadas, nossos celulares nunca tenham recebido tantas notificações inúteis e as “timelines” jamais tenham estado tão congestionadas. 

Neste contexto de hiper informação que nos cansa, uma matéria bem feita, ou um conteúdo veiculado por influenciadores que tragam informações realmente relevantes, parece um respiro de ar fresco em meio à poluição. 

O que difere o chamado “PR” (acrônimo do termo em inglês Public Relations e que se pronuncia “Piar”) das demais ferramentas de comunicação é que o conteúdo veiculado, embora tenha origem em uma empresa, traz sempre consigo a chancela daquele veículo ou influenciador que escolhe publicá-lo. Ou seja, aos olhos de quem lê, uma matéria que traz uma novidade ou a visão de uma empresa sobre certo assunto, traz consigo mais credibilidade do que uma ação publicitária paga.  

Isso acontece graças ao velho e bom jornalismo. Aquele mesmo, tão criticado nos dias atuais. 👀

Não à toa, durante a pandemia de Covid-19 a assessoria de imprensa foi um canal amplamente utilizado pelas empresas para a comunicação com seus públicos de interesse. Em meio a enxurrada de opiniões pouco embasadas e informações questionáveis que se estabeleceu em um momento de grande medo e incertezas, as empresas contavam com a capacidade de apuração e a credibilidade da imprensa para levar suas mensagens ao mercado. 👏🏻

No meio de comunicação, os espaços de mídia que podem ser ocupados por uma marca podem ser classificados como:

  • Próprias (website e canais nas redes sociais, por exemplo);
  • Pagas (anúncios e outras ações pagas);
  • Conquistadas (exposição gratuita, como no caso do trabalho de PR). 

Embora uma estratégia de comunicação equilibrada deva levar em consideração ações em todas as frentes, investir em assessoria de imprensa continua sendo fundamental para empresas que tem o objetivo de construir ou fortalecer sua reputação. Além disso, faz sentido financeiramente: normalmente o custo envolvido é baixo quando comparado a mídias pagas e retorno sobre o investimento costuma ser alto. 

Outros artigos