Inteligência Artificial, Big Data e Digitalização estão moldando a profissão e modernizando a forma de se fazer marketing. E cada vez mais rápido.
8 de maio é o dia do Profissional do Marketing, que hoje enfrenta desafios cada vez maiores. Não basta ser competente, estratégico e experiente, há de ser inovador, criativo e estar aberto a mudanças, pois essas acontecem o tempo todo. Além da estratégia, é fundamental inovar.
Confira o que pensamos sobre isso:
- Uma estratégia de marketing funciona para qualquer negócio e para qualquer tamanho de empresa?
Sim. E se você ou sua empresa ainda não tem um bom plano de marketing, está perdendo tempo.
A importância do Marketing está intrinsecamente ligada à capacidade de uma empresa alcançar seu público-alvo, entender as suas necessidades, promover seus produtos ou serviços e criar relacionamentos duradouros. Ou seja, funciona para todos os tamanhos e segmentos. Uma boa estratégia garante:
- Identificação do público-alvo: seus clientes passam a ter empatia pela sua marca;
- Posiciona melhor a sua marca: seu negócio se destaca frente aos concorrentes apenas por ter uma boa comunicação com o seu público;
- Geração de demanda e vendas: quanto mais o público conhece sua marca e tem afeição por ela, maior a sua demanda, e, consequentemente, suas vendas;
- Análise e mensuração de resultados: permite identificar o que está funcionando, o que precisa ser ajustado e quais oportunidades podem ser exploradas. Com base nessas informações as empresas podem tomar decisões mais embasadas e direcionar seus investimentos de forma mais eficiente.
2. Como inovar no Marketing em um mercado cada vez mais saturado e competitivo?
Embora seja de fato um desafio, a busca por inovação é vital para se ter uma boa estratégia de Marketing e se manter presente, em especial nos tempos atuais, em que a inteligência artificial, a análise de dados e a digitalização, vem sendo cada vez mais importante. O segredo é não lutar contra o avanço dessas tecnologias, tampouco negar sua importância, não há outro caminho que não seja o de aprender a lidar e dominar essas transformações.
Veja algumas dicas:
- Personalize a sua comunicação e estratégia: Use e abuse das ferramentas de metrificação, como Google Analytics, Meta Business, SEMrush, entre outras, e ofereça experiências únicas e personalizadas para cada cliente. Essas ferramentas são fundamentais para ajudar a coletar dados sobre o comportamento e preferências dos clientes e, assim, criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.
- Desenvolva um conteúdo vendedor: O marketing de conteúdo continua sendo uma ferramenta importante para atrair e engajar seu público-alvo. No entanto, a chave para o sucesso está em produzir conteúdo original, útil e relevante, que agregue valor e gere engajamento. Invista em formatos variados, como vídeos, infográficos, webinars etc.
- Estude o seu cliente e saiba como agradá-lo: Oferecer uma jornada do cliente consistente e memorável, que começa no primeiro contato com a sua marca e se estende até a pós-venda, é um caminho certeiro para o sucesso. Cliente gosta de ser ouvido e de receber atenção. Para isso, invista em tecnologias como chatbots e inteligência artificial para proporcionar experiências inovadoras, práticas e agradáveis.
- Seja influente: O marketing de influência é uma das estratégias mais dinâmicas, assertivas e pontuais que se tem atualmente. Trata-se de envolver pessoas relevantes em seu mercado para referenciar sua marca ou produto. Saber escolher influenciadores que compartilhem dos mesmos valores e ideais da sua empresa e que tenham audiência engajada, com certeza, é o caminho mais pessoal, direto que você vai encontrar;
- Esteja em todos os lugares: Ser omnichannel é o meio de integrar diferentes canais de comunicação e vendas em uma única jornada do cliente. Isso inclui a integração entre lojas físicas e virtuais, redes sociais, chatbots, entre outros. Dessa forma, os clientes podem escolher o canal mais conveniente para eles, sem interrupções ou obstáculos. Ou seja, você ouve e atende o seu cliente através do canal mais prático para ele.
3. Qual a diferença entre Marketing tradicional e Marketing Digital?
Tudo e nada. O conceito e a estratégia são os mesmos, o que muda é o meio. A gente te explica:
- Canais de Comunicação: O Marketing tradicional envolve a utilização de canais de comunicação como televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors, mala direta, panfletos etc. Já o Marketing Digital utiliza canais online, como websites, mídias sociais, email marketing, anúncios online, podcasts, mecanismos de busca, SEO (como esse texto que você está lendo) e blogs com textos com conteúdo proprietário.
- Audiência: O Marketing Tradicional tem um alcance mais amplo, pois pode atingir um público maior por meio dos canais de comunicação em massa – televisão e rádio, por exemplo. Já o Marketing Digital permite um alcance global, mas também pode ser segmentado para atingir audiências específicas com base em dados demográficos, interesses e comportamentos online.
- Avaliação de Resultados: No modelo tradicional, a mensuração de resultados é mais desafiadora. Embora seja possível obter métricas, como taxa de audiência ou circulação, é difícil rastrear o impacto direto nas vendas. Já no Marketing Digital as possibilidades são maiores, já que ele oferece muitas métricas e ferramentas de análise, permitindo uma mensuração mais precisa e detalhada dos resultados das campanhas, como cliques, conversões, taxa de abertura de emails, entre outros.
- Integração e Conectividade: O Marketing Digital permite maior interatividade e engajamento com o público-alvo. Por meio das mídias sociais, por exemplo, as empresas podem interagir diretamente com os consumidores, responder a perguntas, fornecer suporte e receber feedback imediato. No Marketing tradicional, essa interação direta é limitada, tendo sempre que recorrer a uma nova campanha quando se percebe muitas dúvidas ou desconfianças do cliente.
- Preço: O Marketing tradicional geralmente envolve custos mais elevados, como produção de anúncios para televisão, rádio ou impressos, espaço em mídia, entre outros. O Marketing Digital oferece opções mais acessíveis, como anúncios online segmentados e email marketing que podem ser ajustados de acordo com o orçamento disponível.
📖 Muita coisa para pensar, não é mesmo? Mas todos concordamos que o profissional que domina todos esses passos da comunicação e do Marketing merece esse reconhecimento.
Se você que chegou até aqui, se interessou pelo conteúdo e quer saber como a Ink pode ajudar sua empresa com estratégias criativas e inovadores, entre em contato com a gente pelo site ou as redes sociais. Temos um plano para você! 👨🏽🏫👩🏻🏫