O Brasil é um dos principais mercados de marketing de influência no mundo. A economia de produtores de conteúdo, também conhecida como Creator Economy, já conta com mais de 20 milhões de creators no país. No mundo, são mais de 300 milhões, segundo dados do Factworks for Meta. Em até cinco anos, 1 bilhão de pessoas devem entrar para o segmento. 😱
Os números são surpreendentes e chamam a atenção ao constatar que a famosa indicação “boca a boca” ultrapassou a barreira física e ganhou os holofotes digitais. O que antes era ditado apenas pelas marcas, ganhou um poderoso suporte dos influenciadores ao compartilharem a sua rotina de forma próxima e atraente para sua audiência, que está espalhada por várias plataformas de conteúdo, entre elas Youtube, Instagram, TikTok e a mais recente Threads.
Na economia globalizada, os influencers digitais se tornam capazes de se conectar com o público-alvo das marcas de forma pessoal e autêntica, além da tradicional visão “institucional” da empresa. Importantes aliados de um vasto mercado B2B e B2C, eles são capazes de compartilhar experiências de marca relevantes para o seu público, o que os torna ainda mais confiáveis. 😉
Identificou que esse trabalho é essencial no mercado corporativo? Então, confira quatro motivos para sua empresa apostar em marketing de influência:
- Relevância
Os influenciadores são os “consumidores que compartilham dicas” e acompanham os tipos de conteúdos dos quais a audiência mais se identifica. É essencial mapear quais são as plataformas em que os influenciadores digitais e as marcas são mais ativas para então estabelecer os próximos passos da campanha de marketing de influência. Dessa forma, o conteúdo é apresentado de forma envolvente e relevante para quem consome.
2. Relacionamento
Os clientes são mais influenciados por pessoas do que por marcas porque os influenciadores digitais são capazes de construir relacionamento com o seu público. Isso faz com que os seguidores estejam mais receptivos a adquirirem produtos ou serviços de quem eles acompanham o dia a dia nos canais digitais.
3. Espontaneidade
Antigamente, a credibilidade resultante do jeito “robô” dos âncoras de televisão ao apresentar um conteúdo deu espaço para a abordagem mais natural, sem improvisação, o que gera mais confiança e conexão com o seu público. Sim! É possível formar opinião consumindo um conteúdo divertido, informativo e orgânico.
4. Diversificação
Os influenciadores digitais monitoram as métricas de seus conteúdos e identificam quais são os formatos mais atraentes para a audiência. Os vídeos, fotos e caixas de perguntas são alguns recursos usados para potencializar o compartilhamento dos conteúdos com amigos e familiares.
🤔 Gostou das dicas? Nosso time de especialistas está preparado para te ajudar na sua próxima campanha de marketing de influência.
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