Construir uma marca de qualidade, que seja respeitada e reconhecida no mercado em que atua, não é tarefa fácil. Como trabalhar a imagem e se posicionar de maneira assertiva? Como conquistar novos clientes e admiradores? Como não perdê-los para a concorrência? Estas e outras perguntas permeiam os questionamentos de muitos empresários e empreendedores.

O famoso investidor norte-americano Warren Buffet, tem uma frase lapidar: “São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”. Embora já tenha sido proferida há muitos anos, a frase continua muito atual.

A verdade é que a construção de uma marca exige muito empenho e dedicação. Geralmente, leva-se muito tempo para se consolidar e tornar-se referencia no mercado, e não há muito espaço para falhas. Uma opinião mal formulada, uma estratégia mal planejada ou qualquer atitude que desabone o consumidor pode gerar ruídos na sua marca.

Portanto, apostar em uma equipe de comunicação é essencial, já que os profissionais da área conhecem as melhores estratégias para se comunicar com o público-alvo.

Por falar em reconhecimento, engana-se quem acredita que o sucesso de uma marca está atrelado unicamente aos produtos ou serviços que a companhia oferece. Ele vai mais além. Hoje, é preciso que a empresa seja bem vista em outros setores, como responsabilidade social, inovação, sustentabilidade, governança corporativa, gestão de pessoas, entre outros. Essas ações caracterizam a boa imagem e a reputação da empresa.

Marca, imagem e reputação alinhadas garantem a competitividade do mercado trazendo, na maioria das vezes, lucros e novas oportunidades e isso independe se a empresa é de grande, médio ou pequeno porte, o que vale é ser eficaz e coerente.