As redes sociais conquistaram um espaço intransponível e cada vez mais sólido na vida de quem faz da internet seu trabalho ou lazer. As empresas não se intimidaram e também invadiram o ambiente social na web para falar sobre seus produtos e/ou serviços.
E como fazê-lo? Existe fórmula secreta ou estratégia consolidada para a gestão e produção de conteúdo para as redes sociais? Infelizmente a resposta é não.
As social media se desenvolvem de acordo com as ferramentas oferecidas pelo mercado, seus conhecimentos sobre comunicação e o jogo da tentativa e do erro. O desafio é manter o fã ou seguidor atento e fiel, o conteúdo engajado e a rede movimentada. Para alcançar o sucesso, sugerimos 6 dicas para maximizar os resultados da sua página institucional nas redes sociais:
1 – Conteúdo
Trabalhe o conceito do seu produto e/ou serviço da forma mais leve e agradável possível. Os posts devem ser sempre informativos e diretos; a linguagem é primordial nesse caso, se faça entender pelo público que deseja atingir. Evite o compartilhamento excessivo de links, crie o seu próprio material, se baseando na expertise de seus conhecimentos. Explore sua área de atuação.
2 – Imagens
Produza imagens atraentes e que condizem com o seu negócio. A ilustração deve estar em alta resolução e respeitar as normas de cada rede social quanto à padronização dos tamanhos. Cuidado com imagens não autorizadas ou de baixa qualidade, o resultado poderá prejudicar diretamente o seu trabalho.
3 – Identidade
Faça o seu fã/seguidor conhecê-lo em meio a tantas outras páginas, dê a ele um visual único e um material de referência. Esteja atento as datas especiais para os seus clientes e o cative por um relacionamento bem feito.
4 – Periodicidade
Não deixe seu nome cair no esquecimento. As redes sociais são atualizadas a cada segundo, por isso é necessário que sua página ofereça um conteúdo programado e frequente. A falta de periodicidade pode ser o maior mal da sua rede social.
5 – Tempo de resposta
Algum cliente reclamou do serviço? Não deixe de responder o quanto antes. Isso dará a ele uma sensação de segurança e impedirá que as reclamações continuem. Fixe um tempo de resposta condizente com a sua rotina e preze pelo relacionamento com os seus seguidores.
6 – Invista
Reserve uma verba para investir nas redes sociais. O impulsionamento de posts importantes e da própria página pode torná-lo conhecido por quem se interessa, mas ainda não tem conhecimento sobre o seu produto. O investimento pode ser pequeno, médio ou grande, dependendo da sua estrutura. Comece com quantias pequenas e experimente os resultados.