Mais de 600 milhões de usuários, média de 30 milhões de empresas cadastradas, mais de 46 milhões de profissionais em formação. Disponível em 24 idiomas.

Você já sabe do que estamos falando? Do LinkedIn, é claro, a rede social com foco em carreiras mais famosa do mundo. Tamanho é o seu sucesso que, a cada um segundo, dois novos membros se cadastram na rede. Ou seja, ninguém pode ficar de fora.

Se no Instagram e no Facebook compartilhamos nossas conquistas, passeios, viagens e experiências, no LinkedIn trabalhamos nossa imagem profissional, construindo uma marca pessoal e criando uma identidade corporativa.

Portanto, dica um: Comece a ter a mesma atenção com o LinkedIn que você tem com as outras redes sociais. Assim mostrando-se um profissional atualizado.

Veja algumas dicas para ter um perfil campeão no LinkedIn:

  • Seus dados e configurações de sua página estão atualizadas?

Primeiro, certifique-se de que você tem uma boa foto – esqueça aquela foto tirada na balada ou na festa de casamento do seu primo. Reserve um tempo para fazer algo com qualidade, boa resolução e iluminação – não precisa ser careta, mas seja profissional.

 

  • Utilize o espaço dedicado ao resumo para falar sobre o que te motiva na profissão, quais suas experiências e o que você aprendeu com elas. Demostre respeito, carinho e profissionalismo pela sua carreira. Se você é um empresário ou não está no mercado a procura de emprego, tenha em mente que os seus clientes estão na rede e podem procurar por você. Quanto mais humano você é, mais empatia o seu cliente terá pela sua empresa.

 

  • Preencha os demais campos com informações verdadeiras, como experiências anteriores, resumo de atividades, formação acadêmica, cursos extracurriculares, idiomas, skills, projetos e etc..

 

  • Dê uma boa olhada nas configurações de privacidade da sua página. Todo profissional precisa ser encontrado. Tenha certeza que as configurações estão permitindo que outras pessoas e empresas encontrem você buscando por seu nome ou habilidades.

 

  • Faça posts. Seja um gerador de conteúdos – essa é a principal função dessa rede. Se você é dono do negócio, compartilhe conteúdos que te credenciem como especialista ou grande engajador da sua área de atuação, fale sobre curiosidades de seu mercado e da sua empresa. Aborde temas como inovação e tecnologia e deixe seus seguidores saberem que você é antenado e tem opinião sobre os movimentos que acontecem. Demostre que você, sua empresa e seus colaboradores, são confiáveis e têm credibilidade. Procure interagir no chat quando abordado.

Se você é empresário, motive os seus colaboradores a fazerem o mesmo. Estimule-os a compartilharem as conquistas, o que aprenderam em cursos ou workshops, em projetos desenvolvidos na empresa etc. Sugira que façam artigos ou posts com opinião deles sobre as notícias em relação a profissão ou mercado.

 

  • Por fim, tenha uma LinkedIn Page para sua marca. Conte com uma agência especializada e capacitada para criar estratégias e linhas editoriais, desenvolver conteúdos e imagens e orientá-los em relação à linguagem mais adequada para o seu público.

 

Boa sorte e sucesso!